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Poeta catarinense
com dedos podres
e mania de flâneur

Autor de "Cá Entre Nós -
Odes de Alusão e Ilusão"

MESA REDONDA

(com o pensamento em
Rafael Zen e Marcelo Labes)



Isto não é um poema,
            adverte o poema.
  
E este não é um poeta,
              garante o poeta,
              apontando para 
                                    si.
 Não há poema.
             Talvez já tenha 
                           havido.

E já não há poeta. Não mais.
Sou prestidigitador, 
                           diz o poeta. 
                         Somos todos.

Trabalhamos, 
        desde sempre,
                  com a ilusão.

            Eis o segredo: 
deve-se envolver o espectador
com gestos precisos graciosos
e rápidos de modo que se faça 
verossímil o disfarce.
                              
Todos caem  desatentos 
                     aos prefácios. 
                 
  Exemplo:

           isto 
           que 
           lês  
           não é
           poe
           ma é  
           uma 
           serp
           ente 
       
      l ú b r i c a
    r e t e s a d a
   p a r a   f o r a 
   d o    c e s t o

                    (com a boca 
                          costurada)    

Vê-se a cobra. Não parece real?
Vê o cesto? Tão real quanto!

Vou agora revelar outro truque
                 um truque de cartas 
                                 marcadas.

Esqueci como se faz. Deixa-me 
checar o manual.
                 
Chequei. Faz-se assim

toma-se as cartas em dois montes, 
escreve-se em cada carta do primei-
ro monte os nomes de diferentes ce-
nários terrestres como tundras e char-
cos e pantanais e cárpatos e colinas de 
ciprestes e ferrovias que contornam la-
gos e etc, depois, toma-se o segundo 
monte e escreve-se em cada carta o no-
me de peculiares emoções humanas 
começadas com a letra D tais como 
diletantismo divagação dúvida dissi-
mulação discórdia desprazer deslum-
bramento dó desejo e desencanto, de-
pois, no terceiro monte, que estava
escondido à manga, e ali esteve o tem-
po todo abertamente à vista de todos,  
escreve-se nomes de mulheres poetas 
suicidas tais como Silvinha, Anete, Alê, 
Sarita (dramaturgas contam) e depois 
retira-se uma carta de cada monte e dei-
ta-as à mesa mentalizando o cosmos até 
uma luz divina alcançar-lhe os glúteos 
fazer a merda virar um roliço de ouro
a ilusão é tão real que até brilha

Por fim, o maior dos truques, 
    aquele reservado
    para o ato final.

     Toma-se um poema, 
                     deita-se ele 
       sobre uma bancada
          e com o emprego 
               de um serrote
           serra-se o corpo 
                       ao meio.

Das metades dividas, faz-se dois
poemas, que se lidos separadamente
versam sobre o exato mesmo tema
do outro. Tanto podem ser lidos 
em continuidade quanto à parte.
Quem vê fica bobo:

Isto não deveria ser        poema

o primeiro verso             criado

isto deveria correr             solto

pouco mandado             pouco

como quem pouco            sabe

se lembra                      que tem

que teve                            medo


Vê o rombo? 
Nada menos que real.

E não há g o  t  a 
                    a l g 
                          u 
                            m a  
                                   de  
                                        s a n g u e


Na próxima eu conto tudo sobre
      o poema que se autodevorava         
      o poema da Absoluta Desconstrução
      o poema infinito-em-looping       
      e outros charmes mais sórdidos.

Voltarei em breve.